DJALMA CORRETOR DE IMOVEIS

NOTÍCIA

Data: Terça-feira, 08/01/2019 10:01
Fonte: financeone.com.br

5 dicas para construir uma casa com pouco dinheiro!

Quem nunca sonhou em construir uma casa do seu jeito? Muitas pessoas ficam idealizando como fazer a sala, a cozinha e os quartos. Pensam nos móveis, nas cores das paredes e nos pisos, além dos objetos de decoração. Porém, fazer uma obra do zero às vezes pode custar caro. Será que é possível gastar pouco dinheiro na hora de construir uma casa?

Sim, com algumas dicas é possível gastar pouco ao construir uma casa. Mas antes das dicas, é preciso pensar exatamente em como você quer que seja a sua casa.

Pense no número de quartos, o tamanho de cada cômodo, pense também na área externa. Isso irá te ajudar a ter uma noção do quanto poderá gastar com a obra.

Além disso, planeje-se para construir uma casa. Quando decidir que quer fazer uma obra do zero, comece a juntar dinheiro para dar início à construção e à compra do material.

Outra informação importante é que obras podem sempre reservar surpresas. E você pode acabar gastando mais do que o previsto inicialmente.

Agora que você já sabe que é necessário pensar na casa como um todo antes de começar a obra, e que também é preciso se planejar para construir um casa, vamos às dicas!

#1 A escolha do pedreiro e da mão de obra

Para começar a obra da casa você precisará contratar mão de obra. Busque por um pedreiro em vez de uma construtora.

Isso porque o pedreiro trabalha com menos ajudantes do que uma construtora, que tem toda uma equipe, fazendo com que o custo da mão de obra saia mais caro.

Mas antes de fechar com um pedreiro, peça orçamentos com vários e compare os valores de cada um. Além disso, veja também os trabalhos anteriores e decida qual é o melhor custo-benefício para o seu orçamento.

É importante lembrar também que nem sempre o mais barato é o melhor, por isso é necessário visitar as obras que o profissional já realizou.

Além disso, ao solicitar o orçamento é ideal que você peça que o pedreiro coloque todos os serviços para que a casa fique pronta.

Quando escolher o profissional que vai construir a casa, negocie com ele e tente fechar um contrato com um valor atrativo para ambas as partes.

Uma alternativa é fechar a obra toda com o mesmo pedreiro em vez de realizar com diferentes profissionais e por etapas.

#2 Pense em casas pré-planejadas

Os custos de uma obra podem variar muito conforme a mesma vai sendo realizada. Por isso é importante ter uma planta pré-planejada da casa. Muitos profissionais já possuem projetos base disponíveis para serem escolhidos.

Você precisará escolher um que seja o mais parecido com o que tem em mente e assim poderá modificá-lo de acordo com o seu gosto. Isso fará com que você economize uma certa quantia ao pensar nesse tipo de construção.

Além disso, você ainda terá muitas opções de casas para serem escolhidas e poderá até mudar algumas coisas do que tinha pensado anteriormente. Essa opção também é mais prática.

#3 O material de construção e a pesquisa de preços

A variedade de material de construção existente é enorme, assim como os preços desse tipo de mercado. Por isso, primeiro decida qual tipo de material será usado na construção da casa para conseguir o preço mais baixo.

Um exemplo de como os valores mudam é o piso. Dependendo de qual tipo será usado, ele poderá variar de R$12 a R$200.

Outros produtos e materiais que também variam bastante de valor são madeira, vasos sanitários, telhas e tintas das paredes, entre outros. Além da diferença entre um produto e outro, você também poderá encontrar valores diferentes de uma loja para outra.

Para conseguir economizar no material de construção, tente comprar o que for de grande quantidade em uma única loja, assim você poderá negociar um desconto. Mas só compre o que for necessário, evite gastar com o que não será utilizado.

Um exemplo: compre a quantidade de pisos necessária e não sobrando muito, mas leve em consideração que alguns poderão quebrar.

Outra forma de economizar é comprando direto dos fornecedores, nesse caso você poderá comprar com preços mais em conta. Além disso, fique de olho nas promoções, muitas lojas de materiais de construção costumam realizar liquidações.

Aproveite e compre os produtos que são mais caros se eles estiverem em conta, como é o caso de janelas, portas e até mesmo revestimentos.

#4 Feche o contrato determinando prazos

Muitos pedreiros não gostam de trabalhar com horários determinados ou com pessoas que não pagam por hora. Mas busque por profissionais que aceitam contratos com prazos fechados, assim você terá menos custos na obra.

Outro ponto importante para colocar no contrato é a multa caso a obra atrase. Dessa forma a construção da casa seguirá o planejamento.

Esse fator é importante porque em contratos em que não existe tempo determinado, o profissional poderá acabar estendendo o prazo ainda mais, causando maiores custos devido a imprevistos.

#5 Coloque a mão na massa

Se você quer gastar pouco ao construir uma casa, nada melhor do que colocar a mão na massa! Além disso, você ainda terá na sua residência espaços feitos por você mesmo.

Mas é importante lembrar que não se pode abrir mão do profissional. É preciso saber o que está sendo feito, para não ter prejuízos depois.

Caso você não seja um profissional da área de construção, busque realizar coisas básicas. São alguns exemplos: a pintura da casa, montar armários, colocação do kit do banheiro.

Além de realizar pequenas instalações elétricas e hidráulicas, entre outros serviços pequenos. Se tiver alguma dúvida de como fazer um serviço, a internet pode ser uma aliada para buscar como fazer.